Rádio Novo Horizonte - 87,9 FM - A voz da nossa gente
Acompanhe nossos canais:

Secretaria de Saúde identifica aumento dos casos de Aids em JP



Fonte: Portal Correio | Data: 05/12/2019


A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) identificou 2.036 casos de Aids, em João Pessoa, no período de 2007 até outubro de 2019, sendo 120 casos nos 10 primeiros meses deste ano. Já em todo o ano de 2018 foram identificados 173 casos da doença, enquanto em 2007 foram 110. Ou seja, houve um aumento de 57% na identificação de casos neste período.

Os dados revelam que também houve um aumento de 59% na detecção de casos de casos de HIV no período de 2015 (185) a 2018 (294). O levantamento mostra ainda que do total de pessoas identificadas com HIV/Aids no município entre os anos de 2007 e 2019, 72% são do sexo masculino e 28% são do sexo feminino.

Sobre os dados apresentados, o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, explica que desde 2014 os casos positivos para HIV passaram a ser de notificação compulsória. “Antes disso, havia subnotificação dos casos e a partir de então houve também a ampliação dos testes rápidos na rede de saúde de João Pessoa”, comentou.

Até o mês de outubro deste ano, a rede municipal de saúde já realizou 36,8 mil testes rápidos para HIV; 31,9 mil para sífilis; 27,7 mil para hepatite B e 28,2 mil para hepatite C.

De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a rede municipal trabalha com uma política de prevenção o ano inteiro. “Buscamos reduzir a transmissão das IST na população e melhorar a qualidade de vida das pessoas convivendo com essas infecções, além de fortalecer a rede de atenção e promover a prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou.

Serviço

A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras IST como sífilis, e hepatites B e C. Além das unidades de saúde da família e policlínicas municipais, o serviço também é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

Dezembro Vermelho

A Campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas com HIV/Aids. Durante todo o mês, estão sendo realizadas atividades nos serviços da rede municipal de saúde, assim como ações itinerantes, em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, oferecendo testes rápidos e orientação para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

HIV/Aids

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.






acompanhe nossas notícias e mantenha-se informado
NH INFORMA
NOTÍCIAS
CLICKS
VÍDEOS
MÍDIAS SOCIAIS
FACEBOOK
TWITTER

© Copyright 2015 - Rádio Novo Horizonte FM 87.9 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Visual Slim